Pular para o conteúdo
Home » Conteúdo » Cluster no ar, e agora? S01E02

Cluster no ar, e agora? S01E02

Uma vez que os equipamentos chegaram e que o cluster estava no ar começava um novo desafio: que tanto vou fazer neste laboratório?
Pode não parecer, mas sem um objetivo claramente definido montar uma rede pode ser um caos!

Neste momento comecei a pensar em objetivos para atingir. Ainda não está totalmente claro, mas da reflexão decidi que iria começar este blog, um wiki público e um portal de cursos práticos.

No blog eu vou relatar como foi o processo, meus insghts sobre as possibilidades de configurações, exemplos de projetos que já executei. Talvez no futuro eu possa produzir alguns vídeos, ou fazer lives tirando dúvidas, vamos ver.

Já no wiki vamos ter espaços para receitas prontas de configurações que podem ser realizadas, pois os diversos serviços que trataremos podem ser configurados de formas diferentes.

No portal de cursos o objetivo está mais claro, quero fazer de forma prática, com explicações simplificadas, o básico de redes e serviços online.

Talvez meu maior incentivo seja contribuir com com um melhor entendimento das coisas para quem está começando, como costumo dizer para os juniors que trabalham comigo: é mais importante saber o que pode ser feito do que como fazer.

Mas já estou divagando, voltando a pergunta inicial: e agora?

A escolha, no final, foi mais fácil que o esperado. Eu montei um roteador para integrar a rede, um DNS para traduzir os nomes e um serviço de hospedagem básico com banco de dados (mariaDB), proxy reverso (com apache2), um serviço de hospedagem (com apache2) e um servidor de containers (com docker).

nós do cluster com suas máquinas virtuais e os recursos utilizados até o momento

A escolha tem um propósito simples, com estes poucos servidores nós conseguiremos estudar o básico de firewall e roteamento, o funcionamento do DNS e por que este serviço é tão importante. Também podemos estudar hospedagem de sites e sistemas web, além do uso de containers.

containers docker gerenciados com portainer.io

Eu tentarei apresentar tudo isso de forma prática, com explicações direcionadas ao que é realmente importante e o que fazer se algo de errado.

No momento em que escrevo este texto o serviço de DNS já está completamente configurado e o blog está rodando no servidor de containers e no banco de dados.
Esta é outra coisa pra eu explicar também, como estou hospedando tudo em casa.

É importante dizer que nada disso seria possível sem o trabalho de vários anônimos na internet. Irei apresentando as fontes de pesquisa ao longo da apresentação do processo, mas todo conhecimento que acumulei, ao longo desses 30 e tantos anos mexendo com computadores, está diretamente ligado a comunidade do software livre, e pretendo falar muito sobre isso ainda.

Acho que deu pra ter uma ideia de o que vai sair nos próximos meses, mas se quiserem deixar sugestões a caixa de comentário é o caminho mais rápido!

Meu muito obrigado a quem teve a paciência de chegar até aqui, nos vemos na próxima!

5 1 voto
Avaliação do artigo
Inscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
O que pensa a respeito? Comente!x